“Nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2010 vai acontecer em São Paulo e em várias cidades, o Segundo Seminário A SOCIEDADE EM REDE E A EDUCAÇÃO. Haverá no dia 15 - dentro do seminário - um Festival de Idéias Inovadoras em Educação”, texto difundido em vários sites, blogs e portais da Web. Será que internautas têm noção do que realmente esta conferência significa?
Com certeza alguns sim, outros não! Pode parecer vago, mas relativizar neste caso parece pertinente e a única, se não, a melhor assertiva. Nosso mundo muda e com ele mudam as pessoas, alguns se interessam pelos avanços, outros além do interesse querem participar, enquanto isso uma parcela, ainda, não dá a mínima. Parece estranho esta repulsa à integração tecnológica, por essas pessoas, para uma estudante de Comunicação Social, como eu. Porém, quando paro para pensar me ocorre, uma resposta simples e que na minha opinião, mudaria o mundo: solidariedade mútua.
A premissa para que uma pessoa ou uma multidão se ajudem é uma predisposição para tal, designada solidariedade. A partir desse momento, meus caros leitores, tudo que se sucede é satisfatório. Há nunca sequência lógica: satisfação, alegria, vontade de fazer o mesmo pelos outros, diálogo, compreensão, aprendizado e por fim o ato solidário consolidado. Se assim fosse...aiai! Se dessa forma o sistema funcionasse, não haveriam disparidades de quaisquer ordem. E em COMUNidade se viveria. Talvez esteja sendo um tanto utópica, mas o que seria de nós humanos sem as chamadas utopias? Se o processo de se almejar sonhos antes de consegui-los é UTÓPICO, e todos passam por isso? Então... meus caros...sonhemos!