quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comparativo entre "O dia online" e "Diário online"

Segue uma comparação entres dois portais interativos o “Diário online”, e “O dia online”, quanto às seguintes características do jornalismo digital:

  • Multimidialidade
Diário online: no link http://www.diarioonline.com.br/musica apenas trechos de músicas podem ser ouvidos, para serem ouvidas completamente só se forem compradas. A função Ctrl+v Ctrl+c também pode ser utilizada no portal.
O dia online: não há arquivos disponíveis para efetuar downloads, porém no portal pode efetuar a função Ctrl+v Ctrl+c.  

  •  Hipertextualidade
Diário online: há links internos, que falam sobre outros veículos da RBA, e externos, que são publicitários. Logo depois de clicar nas chamadas das notícias, existe a possibilidade de ler mais sobre aquela editoria “Esporte”, “Mundo” e outros, porém não para saber detalhes daquele assunto. No portal também há buscador, áudios, vídeos e fotos, todos bem divididos e fáceis de achar.    
O dia online: no portal existem links externos, que são exclusivamente publicitários, e links internos que comunicam sobre outros veículos do TERRA. Ao clicar nas chamadas das notícias, existem as possibilidades de imprimir, compartilhar, enviar por e-mail, postar em redes sociais, além de que no texto noticioso algumas palavras são sublinhadas, e quando clicados levam a um outro site, outro tipo de apelação publicitária. No “O dia online” também há buscador, galeria de fotos e blogs.  

  • Interatividade
Diário online: nas notícias existe a opção “comentar”, porém quando utilizada não aparece para que os usuários a vejam.  
O dia online: não há a opção “comentar” no portal, apenas as opções “receba notícias de O DIA no seu celular”, “imprimir”, “enviar por e-mail” e “compartilhar”.

  •  Personalização
Diário online: não observei nenhuma tendência a personalização dos usuários no portal, nada a mais do que a opção “comentar”, esse que não pode ser visualizado.
O dia online: não há tendências a personalização de usuários.

  • Atualização contínua
Diário online: a atualização é contínua, com data e hora divulgadas.
O dia online: atualização é contínua, com data e hora divulgadas.

  •  Memória viva
Diário online: não há muitos detalhes sobre as notícias, não há grandes reportagens. O “leia mais” se refere sobre outros assuntos da mesma editoria. O que há de memória são vídeos de reportagens dos jornais diários da RBA.
O dia online: as notícias são bem completas e respondem bem ao típico lead. Não há detalhamento das notícias, essas são agrupadas por similaridade nos fatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário